domingo, 6 de junho de 2010

Enfarto do miocárdio



Muitos acreditam que "enfarto no coração" é uma redundância. Não é. O enfarto é a morte de um tecido devido a uma falha grave no suprimento sanguíneo e, consequentemente, na oferta de oxigénio (isquemia). Especificamente no coração, há uma obstrução ainda que parcial das artérias coronárias. As coronárias irrigam o coração superficialmente com sangue arterial.

O enfarto é precedido de um desconforto peitoral. Essa dor irradia-se principalmente para o lado do braço esquerdo. É possível que essa dor não signifique exactamente o enfarto. O paciente deve ser investigado e suas obstruções devem ser reparadas.

As soluções para as obstruções coronarianas são:

1- Angioplastia (Uso de um cateter introduzido pelos vasos do paciente para que insufle um balão na área obstruída melhorando a circulação na região.)
2 - Colocação de um stent (Aplicação de uma mola metálica que dilatada e se acomoda definitivamente na área obstruída, melhorando a passagem de sangue.)
3 - Cirurgia de revascularização (Uso de um outro vaso do próprio paciente para criar um "atalho" para o sangue contornar a região obstruída. Podem ser usados a veia safena (da perna) ou artérias do braço (radial) e do peito (mamária). )

Nenhum comentário:

Postar um comentário